sexta-feira, 12 de novembro de 2010

PELA LIBERDADE DE ENSINO...

Estamos num momento de crise... Não o podemos esconder, nem o devemos...
Ela existe! E temos que a enfrentar de braços e coração abertos. Não somos parte do problema, mas parte da solução... E só conseguimos solucionar a crise, se a enfrentarmos, olhos nos olhos, sem escamotear nada... Vivemos num país livre, com direitos e obrigações. Nunca escondi que considero mais importantes as minhas obrigações que os meus direitos. Tenho a obrigação de ajudar o meu País a ser melhor. Só assim, os meus direitos serão claros e serão respeitados pelos outros.
O Governo, através do Ministério da Educação, pretende retirar todo o apoio ao Ensino Particular e Cooperativo, através da cessação de todos os Contratos de Associação e Contratos Simples que tinha com estas Escolas.
Neste País, os pais deixam de poder escolher as escolas para os seus filhos, sejam elas públicas ou privadas. O Estado advoga-se ao direito de ser ele a escolher, em vez dos pais, qual a escola que os filhos devem frequentar. Qual é o pai ou mãe que deixa ao critério de outrém uma escolha que envolve o futuro dos seus filhos?????
Será que eu não tenho o direito, enquanto pai, de escolher o futuro para a minha família???
Será que só tenho o dever (e bem!) de pagar impostos???
Onde estão, para este governo, o Direitos Universais do Homem???
Onde estão, para estes governantes, os Direitos da Criança???
Será que num País livre e laico, eu não me posso assumir como CRISTÃO e escolher uma Escola Católica para os meus filhos? Não é um direito que me assiste???
Eu respeito todos aqueles que preferem as Escolas Públicas e considero que o Ensino Público presta, na generalidade, um bom serviço. Mas não tenho o direito de ESCOLHER um projecto educativo diferente daquele que o Ensino Público oferece???
Acho que a ditadura imposta no ensino pelo governo não pode continuar.
Temos o DEVER de escolher; Temos a ÕBRIGAÇÃO de escolher!
Não podemos ficar de braços cruzados à espera que decidam por nós!
São as Famílias que têm que escolher o projecto educativo para os seus filhos...
Porque as FAMÍLIAS são o mais importante da nossa sociedade;
São as FAMÍLIAS o ponto de partida para a resolução da crise, que também é uma crise de valores.

José Luís Coelho

1 comentário:

  1. Já agora, vejam que também o nosso Presidente da República manifesta a mesma preocupação, na TSF

    http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Portugal/Interior.aspx?content_id=1710967

    Vamos lutar
    Não podemos ficar sentados à espera que o Céu no caia em cima...

    ResponderEliminar